Talvez você ainda esteja decidindo se vai de site mobile específico ou de página única responsiva. Ou até já começou a implementar sua estratégia mobile, mas as coisas levam tempo e você está incomodado com usuários mobile abrindo seu site Desktop atual.

Ou talvez você não tenha tempo pra um design responsivo agora. Mas quer ter um site mobile friendly enquanto aprende os truques das media queries e viewport.

Se você tiver tempo para apenas uma coisa agora, foque em deixar seu site mais rápido. Responsivo, site mobile exclusivo e até seu velho site Desktop num celular. Não interessa.

A mais importante funcionalidade do seu site para um usuário mobile é performance.

O site Desktop menos mobile do mundo se torna acessível num celular se for rápido e otimizado. E um site cuidadosamente construído pra mobile é lixo se for lento e pesado.

É verdade que performance é importante pra todo mundo. Mas em mobile, é absolutamente essencial. E apesar das limitações de hardware e rede dos aparelhos, 71% dos usuários esperam que um site abra tão rápido no celular quanto no Desktop (fonte). Um site mobile não otimizado simplesmente não será usado.

Sempre lembre da funcionalidade mais importante quando pensar na sua estratégia mobile e otimize seu site. E além de todas as práticas normais de otimização, o mundo mobile traz alguns desafios que tratei na minha palestra de web mobile.