Na palestra que dei no Front in BH 2012 sobre otimizações web lancei um desafio: quem quisesse se aprofundar no assunto podia me mandar seu site que eu ia escolher um pra analisar publicamente aqui no blog. Esse post é uma análise de aspectos de performance do site DataFilme.com.br.

O site foi desenvolvido pelo pessoal da Bind Solution e o pedido para analisá-lo veio do Riderman Barbosa. Escolhi o site deles porque já está muito bem feito. Muitas das otimizações já foram implementadas -- gzip, minificação, css no topo, js embaixo, sprites, juntar arquivos etc. Isso deu abertura pra observar e discutir otimizações menos triviais, como carregamento assíncrono e quantização de PNGs.

E este é também o primeiro screencast aqui no Blog. Pensei que um vídeo iria me ajudar a mostrar melhor o processo de análise e as dicas, ao invés de só escrever um texto. Mas como é o primeiro vídeo que gravo, vou botar um selo de beta aqui pra você não esperar um super vídeo profissional.

O que achou? Acesse o site do DataFilme.com.br também e veja o que mais melhoraria. E estou pensando em fazer mais análises como essas aqui no Blog, com sites indicados por leitores. Acha uma boa? Gosta do formato screencast? Deixe um comentário.