É capaz de você estar fazendo a mesma pergunta que me fiz antes de ler esse livro: sério, um livro sobre como lidar com telas retina na Web? Sim, e o livro é fantástico.

O Retinafy.me é um ebook curto, um PDF -- sem DRM -- de apenas 60 páginas. É publicado diretamente pelo autor, o Thomas Fuchs, e tem um preço meio salgado -- 29 dólares. Mas tem dicas fenomenais sobre como lidar com telas de alta resolução, tão comuns em tablets e celulares, e que agora começam a chegar aos notebooks e desktops. Valeu cada centavo (ok, comprei no beta ainda, por 19 dólares, mas ainda é um valor alto).

O livro é bastante direto e prático, curto e grosso com as dicas de imagens, CSS, HTML e JS pra você suportar telas retina. É fruto do muito estudo feito pelo Thomas e apresenta as conclusões dele pra que você não precise pesquisar tudo de novo por conta própria. E o Thomas não é um cara qualquer; é o autor do Zepto.js, do script.aculo.us, commiter do Rails e de mais um monte de coisa importante.

"Livro Retinafy Web Sites and Apps de Thomas Fuchs."

JPEG gigante com qualidade baixa

Pra mim, o maior insight desse livro é a ideia de usar um JPEG gigante com qualidade mais baixa. Como os pixels em telas retina são muito pequenos, a qualidade visual fica boa. E, nas telas normais, o downscale do browser faz a diferença de qualidade ficar imperceptível. É uma sacada genial. No fim, em muitos casos, o arquivo JPEG fica até com tamanho menor -- um JPEG com o dobro de largura mas qualidade 30 em geral é menor que um JPEG com metade da largura e qualidade 80.

No livro, ele mostra vários exemplos. E, depois do livro, mais gente está falando dessa técnica com ainda mais exemplos comprovando a eficiência da técnica.

Retina first e sem malabarismos

No livro, o autor defende a ideia de criarmos sites retina desde já. No futuro, só teremos displays retina, e é bom estar preparado. Isso significa criar as imagens @2x pra tudo no site que não for vetorizável -- texto, CSS3, icon fonts e SVG. E, para o autor, na maioria das vezes, você não precisa do trabalho de criar uma versão @1x e do monte de CSS e gambiarras de JavaScript para trocá-las.

Eu concordo completamente com essa técnica. Meu fluxo hoje de desenvolvimento pensando em mobile e telas retina é de migrar o máximo possível pra CSS3 e icon fonts, depois usar SVG, e por último um JPG, PNG ou GIF já exportado com dobro de resolução. Aí uso o background-size pra adaptar a imagem no CSS e pronto. Não crio várias versões do mesmo arquivo.

A principal preocupação costuma ser performance, já que o arquivo vai ter o quádruplo de pixels -- e quem me segue sabe que sou bem preocupado com performance. Para fotos JPG, a técnica anterior de diminuir a qualidade é fantástica e eficiente. Para PNGs e gráficos, em geral, a diferença de tamanho não é significativa. E, mesmo que tenha uns KBs a mais, sou da opinião de que o maior gargalo de rede hoje quando falamos de Web é a latência de rede, e não tanto a banda.

Meu único receio de performance é com relação ao uso de memória do browser, que aumenta. De qualquer forma, tudo isso é melhor, mesmo, que usar bibliotecas JavaScript pra ficar trocando imagens. Essa bibliotecas são péssimas pra performance e grandes gambiarras.

Citações do livro

Na minha leitura, separei algumas citações de pontos que me marcaram. Mas, lembre, há muito mais no livro, com códigos, exemplos práticos, dicas etc.

Always target high-density displays by default, don’t make it an afterthought.

For many types of graphics you can just provide a single image—the "retina" version, and rely on the browser to scale down a larger image.

Some images might require special casing, for example an icon or small text rendered on a user interface element might get blurry at smaller sizes.

[To support two image variants] don’t use tags directly, but instead just use

elements with a background image and "background-size" property of "100%".

For [JPEG] content images, double the resolution but lower the quality. Don’t bother with two versions.

It’s better to think "retina-first", and assume you’re running on a retina screen and make exceptions or adaptions for "normal" screens, as high-density displays will soon be the norm rather than a special thing (and they are the norm on mobile devices already!).

Don’t use JavaScript "retina" helper libraries.