Leo Balter (blog, twitter), da Estante Virtual, palestrou no evento Front In BH 2012 sobre as novidades da Mozilla e do Firefox OS (slides).

"Palestra do Leo Balter no Front In BH 2012"

Minhas anotações

Meus comentários

Acompanho com bastante esperança o desenrolar do Firefox OS e as investidas do pessoal da Mozilla no mundo mobile. Em especial, porque acho que eles são os únicos a tentar levar a ideia de webapps pro próximo nível. A Apple tentou quando lançou o iPhone 1 mas parou aí; o Google não fez nada no Android pelas webapps, embora as promessas sejam muitas. Já a Mozilla tá investindo na criação de muitas APIs novas (telefonia, SMS etc) e, principalmente, na integração da webapp com o SO e um processo de "instalação".

Agora, minha esperança é que essas APIs sejam padronizadas e as outras plataformas adotem o mesmo padrão. Porque com relação ao Firefox OS em si, eu acho perda de tempo. O mundo mobile com os fabricantes e operadoras é muito mais complicado que o Desktop. Acho praticamente impossível o Firefox OS ser relevante pro mundo mobile. (nem a MS e seu excelente Windows Phone estão conseguindo)

Espero estar errado no futuro. Porque a Mozilla realmente está com umas ideias bem bacanas. E eles têm um foco no usuário e em sua liberdade que ninguém mais tem - nem mesmo o Android. Eu gostaria que só isso fosse suficiente pra irem pra frente, mas infelizmente o mundo mobile mexe com poderes muito mais ocultos e a coisa não é tão simples.

Outras palestras do Front in BH 2012

Tem a minha palestra sobre otimizações web, incluindo slides, vídeo e post complementar. E as outras: