Gabriel Oliveira (twitter), da Caelum, palestrou na track de Front End do evento QCon SP 2012 sobre técnicas de offline storage com o título HTML5 Offline & Storage: soluções para um mundo sem conexão permanente (slides).

"Palestra do Gabriel Oliveira no QCon SP 2012"

Minhas anotações

Meus comentários

As soluções para offline melhoraram muito com o HTML5. E isso é essencial para o mundo mobile dos smartphones e tablets que nem sempre têm conexão disponível. Eu mesmo, na minha palestra do QCon fiz os participantes abrirem umas demonstrações no celular, e usei HTML5 offline pra evitar problemas com intermitência de rede durante a palestra.

Ainda acho o o AppCache um tanto obscuro e complicado. Ele é muito voltado pra WebApps single-page cheias de JS. Infelizmente não é uma solução fácil de se aplicar na Web em geral. E me incomoda o fato de não ter uma forma de habilitar ou desabilitar o offline de acordo com desejo do usuário - imagine o usuário lendo uma notícia e apertando um botão "salvar offline".

A palestra em si foi muito boa e preencheu alguns buracos no meu conhecimento sobre essas tecnologias. Recomendo ver os slides pra acompanhar os códigos mostrados.

Outras palestras da track de Front End do QCon SP 2012

Tem a minha palestra sobre mobile web, incluindo slides, anotações, referências e demos. O evento teve muitas palestras de vários temas. Anotei aqui apenas as da trilha de Front End que assisti: