Ao escrever medias queries, você precisa escolher algum valor pra colocar lá. É o que chamamos dos breakpoints, os pontos onde seu layout vai ser ajustado por causa de uma resolução diferente. E escrever bons breakpoints é essencial para um design responsivo de qualidade.

E o que mais aparece de pergunta de quem tá começando com design responsivo é: quais os valores padrões de se colocar nas media queries? E logo surge uma lista parecida com essa:

@media only screen and (min-width: 480px) { ... }
@media only screen and (min-width: 600px) { ... }
@media only screen and (min-width: 768px) { ... }
@media only screen and (min-width: 992px) { ... }
@media only screen and (min-width: 1382px) { ... }

Péssima prática! Essa lista eu copiei do famoso projeto 320andup mas você acha outras parecidas, com esse valores supostamente "comuns". 480px é por causa de um iPhone em landscape, 600px é comum em tablets de 7'', 768px pega um iPad em portrait, 992px é um Desktop de 1024 menos as barras de rolagem e 1382px pra Desktops grandes.

O pessoal chama essa prática de device-driven breakpoints, pois são valores gerados a partir de tamanhos de dispositivos.

Não use device-driven breakpoints

Primeiro problema: essa lista pensa em meia dúzia de tipos de dispositivos. Mas e os 360px de um Galaxy SIII? Ou os 533px do Galaxy SII em landscape? Ou o iPhone 5 com 568px em landscape? Qualquer lista de media queries padrão é muito pobre quando pensamos na situação atual -- e futura -- dos diferentes dispositivos.

Segundo problema: quem disse que seu design realmente precisa de todos esses breakpoints? Ou pior, que ele não vai ficar ruim bem entre as paradas de 480px e 600px? Usar esses valores de media queries não garante que seu design funcionará em todos os dispositivos, mas apenas nos dispositivos "padrões" -- seja lá o que for isso.

Use content-driven breakpoints

Dá uma olhada em algumas das medias queries que uso aqui no blog: (PS. aliás, o código do blog tá disponível no github e já uso tudo com em por causa de acessibilidade)

@media (min-width: 37em) { ... } /* 592px */
@media (min-width: 41em) { ... } /* 656px */
@media (min-width: 47em) { ... } /* 752px */
@media (min-width: 68em) { ... } /* 1088px */
@media (min-width: 82em) { ... } /* 1312px */
@media (min-width: 100em) { ... } /* 1600px */

Da última vez que chequei, não consegui encontrar nenhum dispositivo com 656px ou 752px. De onde saíram então esses valores? Do design do meu blog.

A ideia é simples: fiz meu design responsivo com unidades flexíveis -- porcentagens e em -- e pra pequenos dispositivos primeiro -- mobile first. Aí fui testando as diversas resoluções pra ver onde o design não ficava tão bom e coloquei um breakpoint lá.

É o que o pessoal chama de content-driven breakpoints. Ou seja, achar suas media queries a partir do seu conteúdo e do seu design. Fica bem mais fácil garantir que sua página funciona em todos os dispositivos.

Como achar meus breakpoints?

Algumas ferramentas que podem te ajudar nisso: