Em 3 de Novembro, tivemos o Front in Sampa 2012. Um excelente evento da comunidade front-end de São Paulo onde tive o prazer de participar como palestrante e espectador. Nesse post, minhas impressões do evento, slides, palestras e links pros tópicos discutidos por todos os palestrantes.

O evento

Foi no Hotel Intercontinental, na Alameda Santos, um super espaço. A sala era bem confortável, com cadeiras e mesas para todos, réguas de tomada por todo lado e excelente infraestrutura. Faltou o Wi-Fi, mas todo mundo hoje em dia tem 3G, então nem fez falta. O coffee break foi um pouco fraco.

A organização foi impecável. Impressionante o que os organizadores conseguiram fazer em um primeiro evento. Registro aqui meus parabéns!

Foram 7 palestras e uma mesa redonda no final. Ficam aqui as minhas impressões de cada uma.

Responsive Design: Por quê e para quê utilizar um framework? Por Fernando Monteiro

O Fernando fez uns slides bem bacanas sobre design responsivo. Eles têm bastante informação, tornando fácil acompanhar de casa. Pra hora da palestra, os slides muito densos acabaram atrapalhando e o tempo ficou curto.

Se você quiser saber mais sobre o tema, recomendo meu artigo sobre design responsivo aqui no blog. Com relação a usar frameworks, sou da opinião contrária: acho que frameworks CSS com breakpoints fixos e grids responsivos só atrapalham.

Auditório cheio no hotel Intercontinental

Como manter um Front-End produtivo e eficiente em testes AB e Personalização. Por Mauricio Wolff

Umas das melhores palestras do evento. O Mauricio trabalha na Dell no time de testes A/B e targeting, e contou a experiência deles nessa área. O site da Dell é visto em 176 versões diferentes, de países e línguas, com mais de 200 mil visitantes por hora. E eles rodam diversos testes A/B ao mesmo tempo, criados pela equipe de marketing.

Ele falou bastante na palestra sobre o processo da Dell, sobre Agile e como manter código limpo e organizado. Dos testes A/B em si, ele falou da importância de se obter um resultado com significância estatística e citou que, na Dell, isso exige geralmente 2 semanas de tráfego. Por lá, os testes costumam rodar de 4 a 6 semanas. Outro truque que ele falou que também gosto é de rodar o teste com dois controles, pra ver se os resultados convergem.

Eu ando meio frustrado com testes A/B ultimamente por não trabalhar em um site com volume de acessos grande como o da Dell. Meus testes dificilmente obtém a significância estatística necessária. Essa palestra me deixou ainda mais relutante com relação a meus testes pequenos.

Truques de Web Mobile. Por Sérgio Lopes

Na sequência, veio minha palestra sobre Web Mobile. Aliás, foi uma oportunidade pra eu atualizar os slides aqui no blog com correções e atualizações - em especial, sobre o novo Internet Explorer 10.

O pessoal foi bastante receptivo no twitter e em conversas depois do evento, então acho que foi boa. Foi muito bom participar do Front in Sampa e agradeço o convite da organização do evento.

Você pode seguir minha palestra de web mobile aqui no blog com slides, textos explicativos e demos dos slides pra acompanhar no celular/tablet.

Palestrantes do Front in Sampa 2012

WebGL, Three.js e tQuery. Por Kaique da Silva

Pra fechar a manhã do evento, o Kaique apresentou o Web GL de maneira bastante produtiva com o Three.js e o tQuery - que eu não conhecia.

Embora essa área de 3D no browser não seja minha praia, achei bem interessante o tQuery, pareceu bem fácil de usar. O Kaique fez um post depois do evento com mais informações sobre o tQuery e WebGL.

Acessibilidade Web, por Horácio Soares e Clécio Bachini

Sem dúvidas, a melhor palestra do evento. O Horácio e o Clécio falaram de acessibilidade, leis e acordos internacionais que eu nem conhecia, tipos de usabilidade e mais. Depois, fizeram uma análise completa no novo site do Itaú que tem sérios problemas de usabilidade. Alguns destaques de melhorias possíveis:

Você pode ver também os slides da palestra de front-end com acessibilidade.

Palestra de Usabilidade com Horácio Soares e Clécio Bachini

SEO para front-end. Por Fábio Ricotta

O Fábio é um excelente palestrante, bastante famoso por causa da MestreSEO. A palestra foi muito boa e dinâmica mas, pra mim pelo menos, sem muitas novidades.

Ele falou de 10 tópicos básicos de SEO que um programador front-end precisa se preocupar: colocar title na página; colocar alt nas imagens; usar URLs amigáveis; otimizar o tempo de carregamento; usar rich snippets; usar rel=author com perfil do Google+; submeter um sitemap; evitar Flash e Ajax.

Achei interessante ele falar sobre performance web como fator de SEO. O Googe fala disso há 3 anos, mas eu não imaginava que já fosse um fator tão significativo. Os slides da palestra de SEO para front-end estão disponíveis.

Palestra de SEO com Fábio Ricotta

Biografia do Zeno Rocha e do Bernard de Luna

O Zeno e o Bernard fizeram uma palestra-show sem tema definido, mas que tratou de contar a história da carreira dos dois. Eles mostraram projetos que fizeram, principalmente open source, e mostrarm o impacto que isso teve no sucesso profissional deles.

Advogaram contra o pessoal que faz freelas, o que foi bastante polêmico e gerou muita controvérsia. Falaram bastante de você reservar um tempo para brincar com novas tecnologias, fazer projetos, se divertir. No fim, fizeram um demo com música usando a Audio API.

7 Masters: debate sobre front-end, Mercado, Desenvolvimento e Tendências

Fotos oficiais do evento que você encontra no Facebook deles.