Leandro Vieira (blog, twitter), da Apiki WP, palestrou no evento Front In BH 2012 sobre Wordpress com o título O WordPress como aliado do Desenvolvedor FrontEnd.

"Palestra do Leandro Vieira no Front In BH 2012"

Minhas anotações

Meus comentários

Confesso que não sou o maior fã do Wordpress. Acho ele um tanto inflado demais, com muitos recursos e muita complicação pra se fazer coisas até simples. E curioso que, pra mim, o grande ponto onde o Wordpress é mais fraco é justo no front end. Acho ele legal como plataforma CMS pra controlar os conteúdos, mas o HTML gerado costuma ser péssimo e os plugins só pioram isso.

Aqui no blog eu uso o DocPad e fujo do Wordpress. Mas vejo seu uso sim para coisas maiores, que exijam mais controle de permissão e publicação. Curioso que, na palestra, o Leandro focou bastante no uso do Wordpress como plataforma de aplicações quaisquer, não só blog e CMS. E eu nunca tinha pensado nisso. Mas certamente o Wordpress seria a última plataforma do mundo que eu escolheria pra um site qualquer (falou até de ecommerce em Wordpress) - blog e CMS até vai, mas usar o Wordpress pra outras coisas me parece crime grave.

Esse meu ponto de vista deve ser por causa da minha origem de programador. Pra mim, prefiro uma plataforma simples e focada no backend do que uma ferramenta genérica. Talvez valha mais a pena usar o Wordpress quem não tem muita noção de backend e prefere algo pronto; mas aí pode ser que estejamos só tapando o sol com a peneira e escondendo o verdadeiro problema que é a falta de um backend mais robusto e focado no projeto.

Tirando meus problemas pessoais com Wordpress de lado, aprendi muitas coisas na palestra sobre como estender o Wordpress. O Leandro mostrou como eles têm uma preocupação de expor um HTML semântico com classes bem definidas. E aprendi que dá pra otimizar os JavaScripts pra ficar no fim da página ao invés do head, um problema que vejo em muitos blog e eu achava que era culpa do Wordpress.

Outras palestras do Front in BH 2012

Tem a minha palestra sobre otimizações web, incluindo slides, vídeo e post complementar. E as outras: