Bernard De Luna (blog, twitter), da MeltDSP, palestrou no evento Front In BH 2012 sobre boas práticas de CSS com o título Estilizando Folhas de Estilo com Estilo (slides).

Minhas anotações

Meus comentários

O Bernard focou bastante nas questões de performance de código CSS, evitar reflows, usar seletores otimizados etc. Concordo que são pontos válidos e realmente eficazes. Só deixo uma ressalva que essas micro otimizações de código CSS só devem ser feitas depois que otimizações maiores já foram feitas - como habilitar gzip ou jogar o JS pra baixo. A não ser que você tenha uma página gigantesca, o impacto prático de usar seletores mais rápidos é bem menor do que a gente imagina.

Sobre CSS modularizável e boas práticas, concordo completamente. Ultimamente tenho me deparado com muito CSS ruim e acoplado em projetos - inclusive meus de anos atrás que hoje preciso dar manutenção. Criar CSS mais flexível e reaproveitável é algo que tenho buscado ultimamente e digo: é muito mais difícil do que parece.

E um comentário especial pro demo impressionante do old radio que ele mostrou no final da palestra. Desenho inteiramente em CSS3 e com Web Audio API por trás. É fantástico.

Outras palestras do Front in BH 2012

Tem a minha palestra sobre otimizações web, incluindo slides, vídeo e post complementar. E as outras: