Zeno Rocha (blog, twitter), da Liferay, palestrou no evento Front In BH 2012 sobre pré-processadores CSS com o título CSS Sucks (slides).

“Palestra do Zeno Rocha no Front In BH 2012”

Minhas anotações

Meus comentários

Sou bastante fã de pré processadores, e usuário assíduo do LESS - tenho até um post sobre LESS no blog da Caelum. Gostei de ver na palestra um pouco dos outros, em especial o Stylus que eu só conhecia de nome e não tinha visto código ainda.

Só não gostei do título e da motivação; pra mim, CSS não é tão ruim assim. Uso pré-processadores pra ajudarem em alguma tarefa a mais, mas não vejo tão negativamente o CSS. Foram levantados uns pontos nos primeiros slides como ruins: desorganizado, repetitivo, cheio de prefixos e nada intuitivo. Pra mim, nenhum deles é culpa do CSS. A desorganização é culpa do programador (e vai acontecer usando LESS ou sass), a repetição no CSS é resolvida com classes (e variáveis no CSS4), os prefixos são culpa dos browsers que abusaram desse recurso que era pra ser uma exceção, e intuitivo ou não vai depender da qualidade do código independente se é CSS ou não.

Recomendo pré-processadores de CSS. Mas os vejo mais como um complemento bacana do que como um um recurso antagônico ao CSS.

Outras palestras do Front in BH 2012

Tem a minha palestra sobre otimizações web, incluindo slides, vídeo e post complementar. E as outras: