Você já está acostumado a inspecionar suas páginas no Firebug ou no Web Inspector, mas aposto que não em 3D! O Firefox 11 traz o novo inspector 3D chamado Tilt que mostra os elementos da sua página hierarquicamente numa bela visualização em três dimensões.

A ferramenta já existia antes na forma de uma extensão beta. Mas agora está incorporada ao Firefox 11. Para acessá-la, basta abrir o inspector e clicar no botão 3D – o inspector no Firefox fica em Tools > Web Developer > Inspect.

Google.com no Tilt
Google.com no Tilt

Ainda estou tentando achar cenários realmente úteis pra ferramenta, mas pelo menos ela é divertida. Ela serve como indicativo, por exemplo, de um markup complexo demais. Ao rodar na página da Caelum não fiquei surpreso ao ver dois picos de complexidade exatamente onde ficam os widgets do Facebook:

Caelum.com.br no Tilt
Caelum.com.br no Tilt

Com um markup estranho desses, não é de se estranhar que esses widgets sejam extremamente lentos – vilões famosos do pessoal de web performance.

E dá pra fazer mais brincadeiras no Tilt. Como ele roda num canvas infinito de WebGL, ele não tem as mesmas restrições de tamanho do viewport tradicional do navegador. O que isso quer dizer? Dá pra ver todos aqueles hacks de posicionar elementos fora da tela, como esse pedaço do menu no site da Mozilla sobrando no topo da página:

Mozilla.org no Tilt
Rabicó do menu da Mozilla saindo pra fora da página: visível no Tilt!

Ou ainda observar sua página em ângulos inusitados:

Uol.com.br por trás
Toda a verdade por trás do UOL

Baixa lá então o Firefox mais novo e testa o Tilt. E se conseguir pensar em cenários úteis pra usá-lo, me conta aí nos comentários.